segunda-feira, 1 de outubro de 2012

BOLETIM CULTURA DIGITAL NA ESCOLA

12 comentários:

  1. Cada dia mais as escolas estão fazendo uso de tecnologias para auxiliar nas aulas. A cultura digital é uma forma de parceria, onde professores, alunos e a tecnologia "trabalham" juntos. Com a tecnologia podemos ir muito mais além, nas atividade por exemplo de sala de aula. Podemos através dela criar formas diversificadas de trabalhar determinados temas. Como exemplo pode-se citar os objetos de aprendizagem, que auxiliam na aprendizagem dos alunos de forma interativa, dinâmica e muitas vezes divertida, aproximando os alunos ainda mais da matéria, e tornando mais atraente a aula. Também pode-se citar um outro exemplo, a robótica educativa, onde os alunos podem aprender a criar seus próprios robos, começando com peças consideradas de sucatas.
    Através dos computadores, tanto aluno quanto professor, pode manter uma comunicação efetiva, buscando novas ideias, novas formas de trabalhar, contatando diversas pessoas, de diversos lugares e com culturas distintas, trazendo em sua bagagem um gama de novos requisitos interessantes para usar em sala de aula. Hoje em dia temos que aproximar cada vez mais alunos, professores e máquinas, com isso aprende-se sempre mais. Pois ninguém nasce sabendo tudo, nenhum professor sabe tudo. Para que melhor, ser humilde e dizer: "não sei, mas vou pesquisar", e é isso que todos nós temos que fazer, ir sempre em busca de novos conhecimentos. E para isso temos a nossa inteira disposição a internet, pois nela podemos encontrar respostas para nossas dúvidas. É só ter força de vontade em aprender e em procurar!

    ResponderExcluir
  2. Muito rico o material, traz uma dimensão de tecnologia para além do uso educativo.
    Me chama atenção quando é colocado que "diante dos graves problemas enfrentados pela escola brasileira hoje, as tecnologias têm sido pensadas como um caminho no sentido de encontrar soluções" e em verdade o desenvolvimento de tecnologia se volta dessa premissa: suprir uma deficiência ou sanar um problema.
    Penso ainda na figura do gestor de tecnologia (e por afinidade funcional também a do gestor escolar) que deve atuar numa perspectiva parecida e intimamente ligada a administração:
    Desafio gerencial-> solução proposta-> acompanhamento de resultados.

    ResponderExcluir
  3. Todo conteúdo que explana tecnologias e sociedade de forma geral é muito interessante e atrativo.
    Neste caso o material sobre Cultura Digital e Escola não foi diferente.
    Achei muito interessante as abordagens que dizem respeito à relação homem/máquina dentro da metodologia escolar e social. Tratando cada forma de utilizar e pensar como utilizar a tecnologia.
    Sabemos que é continuo o processo de inclusão digital e tecnológica dentro da realidade escolar, pois não podemos simplesmente tornar computadores, TVs, DVDs, Tablets, entre outros recursos, ferramentas únicas de ensino, assim como já não existe mais a possibilidade de ser mediador de conhecimentos sem inserir os mesmos.
    E os temas abordados neste material tratam essas questões, onde comentam que “ensinar e aprender são ações que não podem mais ser vistas de forma linear”. Existe, portanto todo contexto virtual e social onde nossos alunos estão inseridos, e de alguma forma precisamos utilizar isso a favor do crescimento e conhecimento científico.
    Salientando que a “Cibercultura é uma produção de pessoas e Máquinas”, portanto não devemos utilizar os equipamentos apenas como ferramentas que nos trazem respostas. Precisamos fazer mais e mais perguntas e utilizar diferentes meios para que nossos educandos sintam-se atraídos pela busca constante do saber.
    Assim como já realidade em muitas escolas públicas o uso dos Blogs, que expõem ideias serve de ferramenta de troca de informações e interações diretas, tanto para educadores quanto para educandos. O que precisamos é elaborar e repensar como os conteúdos podem ser abordados nos blogs, como podemos compará-los a forma de leitura e escrita que existiam nos tempos em que nos ainda estávamos na escola. Hoje sabemos que com as redes sociais, os blogs, e diversas ferramentas online os alunos podem ir muito além da sala de aula, dos conteúdos dos livros, eles podem expor suas ideias, debatê-las e repensar tudo que argumentaram com outras pessoas, como menciona no material “o conhecimento de cada um para gerar um saber coletivo”.
    Achei muito interessante o vídeo “Buraco no Muro”. Pois a realidade realmente é essa, quantas vezes já precisamos de algum auxilio para realizar determinada tarefa em um equipamento novo, ou quantas vezes fomos autodidatas e realizamos tarefas que pareciam impossíveis se considerássemos o que já sabíamos. E assim ocorre também nas escolas, muitos alunos ajudam uns aos outros, principalmente nas Salas Informatizadas, posso constantemente observar alunos que trocam informações e conseguem realizar o que precisam em determinado aplicativo ou software com auxílios dos alunos de turma.
    Para finalizar acredito que todos interessados e empenhados com o crescimento intelectual, cultural e cibercultural de nossas escolas, deveriam utilizar de forma consciente os meios tecnológicos que estão a sua disposição, tornando estes meios ferramentas das suas aulas, meios de expressão dos seus caminhos apresentados, ou até mesmo utilizá-las como uma prótese de solução para conteúdos que parecem complexos até então, mas que podem ser facilitados e expostos de forma mais amigável e prazerosa.
    A realidade é a busca e aperfeiçoamento constante do que já sabemos sobre tecnologia, como podemos aplicá-las em nossa metodologia de ensino e como nossos alunos podem agregar conhecimento com todos esses métodos e meios que são realidade diária na vida humana.

    ResponderExcluir
  4. O artigo tem um tema muito atual e interesante para os nossos dias atuais como gestores de tecnologia. Vejo também que o artigo tem a preocupação direta com a tecnologia, em mudar a forma como ela pode ser utilizada pelos alunos e como ela pode contribuir para o enrequicimento do conhecimento. Esse conhecimento que hoje está tão próximo e ao mesmo tempo tão distante. Faço esse contraponto, pois mesmo a tecnologia estando em nosso meio, nem sempre sabemos utilizar ao nosso favor. O que podemos verificar é que os jovens estão imersos a mais diversas ferramentas da tecnologia, como o Facebook, Youtube, Ipod, celular, entre outos, fazendo amigos em todas as partes e momentos, se conhecendo virtualmente. Mas a preocupação nesse contexto e se realmente estão aprendendo, estudando e pesquisando. Aí entra nosso papel como educadores e amigos em mostrar que mesmo tendo todo esse aparato, essa plataforma tecnológica a disposição, que se crie um pensamento de senso crítico, não somente Ctrl C e Ctrl V. Com a interatividade esperamos que o aluno tenha um aprendizado mais amplo e desta forma, prepare ele para desafios e obstáculos no decorrer de sua vida pessoal e profissional.

    ResponderExcluir
  5. O material disponível é maravilhoso. Trata-se de um assunto amplo porém, cada vez sendo mais analisado.
    Sabe-se que professor, aluno devem trabalhar com as tecnologias para que a aprendizagem torne-se cada vez mais atrativa e de forma efetiva.
    Como diz no texto "são muitas as novas possibilidades condicionadas pela tecnologia digital", por isso, é preciso explorá-las da melhor forma possível.
    É muito importante que o professor disponibilize aos alunos o acesso a todos os tipos de tecnologia que a escola dispõe, pois para muitos, é na escola que terão o primeiro contato com um computador, por exemplo. Sendo assim, aluno será capaz de assumir e desenvolver determinadas habilidades, as quais poderão fazer a diferença na vida pessoal e profissional dos mesmos.
    Através das tecnologias, professores e alunos, podem estar socializando, compartilhando seus trabalhos, suas produções com outras pessoas, ou seja, podem trocar ideias, interagindo com várias pessoas do mundo.

    ResponderExcluir
  6. O texto é muito interessante, todos os professores deveriam ler. Principalmente quando fala que as televisões, rádios e jornais são sistemas de comunicação onde um faz e muitos recebem. A cibercultura, ou cultura digital muda isto através do computador onde é possível produzir e se comunicar, criando assim uma produção em rede, um espaço de produção coletivo.
    Uma escola que se abre para a cibercultura se abre para o mundo, fazendo com que suas atividades não fiquem apenas dentro dos muros da escola, mas que sejam divulgadas e interajam com todos.

    Debora Groh

    ResponderExcluir
  7. Texto de extrema importância para toda a equipe pedagógica administrativa da escola, tais como, os professores, direção e coordenação pedagógica. Mas principalmente para nós trabalhadores da sala informatizada, que é quem tem o dever de disciminar os conhecimentos para que os diferentes segmentos da escola façam uso das diversas tecnologias existentes da instituição.
    A Cibercultura surgiu da necessidade de organização, de aprender novas culturas e da manifestação de sua opinião. Através dela é possível aprofundar em outras culturas, tradições ou até mesmo conhecimentos científicos específicos; possibilidades que até então eram atribuídas aos livros. Entretanto os livros são limitados e regionalizados, já a Internet pode ser acessada em todo mundo e está disponível na nuvem de informação.

    Naiara Abdala

    ResponderExcluir
  8. A leitura do boletim Cultura Digital faz com que buscamos novas formas de pensar, de fazer e de se comunicar. E destaca que a escola precisa participar, de forma ativa, na construção coletiva do conhecimento, integrando-se na chamada cultura digital ou cibercultura. Hoje sabemos da importância das tecnologias dentro da escola, pois o texto mesmo mencionam que esta é uma das saídas para uma educação de qualidade, e estamos ligados diretamente com a tecnologia, pois a cada dia que se passa estamos desatualizados em relação as tantas tecnologias que surgem. Percebemos a importância das mídias dentro do contexto escolar, assim como o rádio, a televisão e a internet que são mídias que conquistaram o mundo e estão acessíveis a grande parte da população.

    ResponderExcluir
  9. Hoje em dia com a tecnologia tornou tudo mais prático, com o uso da web por exemplo, podemos conversar a longa distância o que antes só era permitido pelo telefone. O computador tem papel auxiliar no desenvolvimento da autonomia e da criatividade, no trabalho cooperativo, na interdisciplinaridade, e na troca de informações e, principalmente, na comunicação.
    Á medida que as redes de computadores crescem e que o volume de informações aumenta, desenvolvem-se novas ferramentas para facilitar o acesso e a localização dos dados disponíveis.
    A cultura digital está presente nas escolas, assim como os professores utilizam do data show, para apresentações de trabalhos dos alunos e também utilizam dele como um meio de passar conhecimento, tornando uma forma de aprendizagem, tornando a aula mais dinâmica.
    A união entre tecnologia e educação fica mais interessante mais rica para as crianças, só que não devemos desfocar o ensino, porque o uso da tecnologia exagerada não faz bem a criança.
    A utilização das tecnologias digitais como prótese permite abandonar fazeres que implicavam simples repetição e que o computador faz com maior rapidez e eficiência, abrindo espaço para fazeres mais elaborados. Este é um caminho que alguns encontram para fazer face os velhos problemas da educação utilizando-se de novas tecnologias digitais.

    ResponderExcluir
  10. Sempre é bom este estilo de conteúdo e informação. Abrange ainda mais nosso olhar diante dos avanços da tecnologia e seus recursos dentro da área pedagógica. Pois é sempre importante observarmos como trabalhar nossa realidade escolar utilizando esses recursos, e também aos poucos familiarizar nossos docentes com o trabalho em rede, comunicação e interação. Onde exista a troca de saberes de alunos, professores e até entre escolas distantes.
    A cyber cultura nos oferece uma imensidão de possibilidades cabe a nós articuladores em parceria com escola, professores e alunos trabalharmos juntos.

    ResponderExcluir
  11. O texto disponibilizado é maravilhoso. Um material muito interessante. O tema abordado é bem voltado para os nossos dias atuais, como professores orientadores de tecnologias educacionais. E também para os demais professores.
    Após a leitura do texto, é possível parar refletir sobre a maneira como as tecnologias modificam nossas vidas, inclusive na área educacional.
    A cibercultura ou Cultura digital, proporciona tanto para o professor quanto para o aluno a possibilidade de aprimorar os conhecimentos. Fazendo com que o processo de aprendizagem torne-se cada vês mais interessante e prazeroso para ambas as partes. E em algumas vezes sendo solução para antigas dificuldades encontradas na educação.
    Cabe a nós professores orientadores de tecnologias educacionais orientar e estimular os professores para que façam das várias tecnologias existentes nas escolas.


    Thayza

    ResponderExcluir
  12. Concordo quando dizem que os computadores são uma rede de máquinas e de gente. É uma mistura de coisas e pessoas, pessoas que sabem um pouco ou tudo umas das outras, sobre o que pensam, o que fazem e como o fazem.
    Usado como recurso de aprendizagem, os jogos, ensinam a inventar soluções criativas para resolver situações que suas regras e limites, nos impõe, provocando os estudantes a construírem seu conhecimento em interação e aprendendo a interferir no mundo real, contribuindo para fazer dele um ambiente digno para se viver.
    O blog ajuda a escola e os professores a ter uma participação maior dos alunos, trabalhos escolares são expostos para que o mundo inteiro possa ver e opinar, enriquecendo ainda mais as várias áreas do conhecimento.


    Leandro Moretti

    ResponderExcluir