segunda-feira, 16 de maio de 2011

BOLETIM HISTÓRIA EM QUADRINHOS

19 comentários:

  1. Muito bom, vale a pena estarmos lendo e nos atualizando sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Gostei do texto sobre o uso das HQ na sala de aula.
    Abraços,
    Fernanda

    ResponderExcluir
  3. Albert Eistein disse: "A mente que se abre a uma nova ideia jamais volta ao seu tamanho original". Muito bem utilizada a frase no texto de sonia M. B. Luyten quando trata da HQ como um recurso de aprendizagem. Vale a pena ler!

    ResponderExcluir
  4. A arte e a tecnologia são peças fundamentais para reconquistarmos o interesse de nossos alunos.
    O curso, História em quadrinhos: um recurso de aprendizagem é uma ferramenta indispensável nas escolas.

    ResponderExcluir
  5. É maravilhoso trabalhar com quadrinhos em sala de aula, ainda mais quando agente gosta também de historias em quadrinhos. Além de aguçar a vontade de ver os desenhos, eles ficam bem curiosos para saber oque esta escrito sobre o desenho! Pude perceber bem isso, participando de um projeto com a professora do 3º ano, onde os alunos teriam que ler gibis, conhecer um autor de historias em quadrinhos, que foi o Ziraldo, e depois eles mesmos produzirem a sua história em quadrinhos. Surgiram histórias fantásticas. E esse curso com certeza irá aumentar a nossa bagagem, já que o professor nunca deve parar de buscar e passar os caminhos do conhecimento.

    ResponderExcluir
  6. Trabalhar com HQ é muito bom. É possível dessa forma agregar prazer e aprendizagem.Nesse universo onde imagem e palavras, símbolos e signos caminham juntos abre-se um caminho de inúmeras possibilidades para serem exploradas no cotidiano escolar. Sem dúvidas faz a diferença.

    ResponderExcluir
  7. No 2º bimestre iniciamos com os 3º anos o projeto Conhecendo Ziraldo e suas Histórias, e minha surpresa foi constatar o pleno interesse das crianças nao apenas pelos personagens, mas tbem pelo autor. Durante as aulas pegamos carona como Ziraldo e suas histórias e conhecemos um pouco de sua trajetória. Mergulhamos em Caratinga, conhecemos o fuxico que é tipico de MG, procuramos em mapas e na internet os locais, visitamos o site do Menino Maluqiunho diariamente onde pesquisamos as mais variadas curiosidades. Fizemos Histórias em Quadrinhos com o Menino Maluquinho, criamos personagens que interagiam com ele, cantamos, representamos.
    Agora estamos nos preparando para conhecer Mauricio de Souza suas historias e seus personagens... Acreditando que sera tão produtivo como o anterior (Ziraldo).

    ResponderExcluir
  8. Olá

    Gostei muito do texto HQ,é uma maneira de fazer com que os alunos adquira o gosto pela leitura, porque depois de conhecer a história eles mesmos irão confeccionar suas próprias histórias criando seus próprios personagens e relatando do seu jeito a história ,excelente material didático.

    ResponderExcluir
  9. Gostei do texto do Boletim sobre HQ. Se nos professores possibilitarmos o contato e leitura de HQ na sala de aula, estaremos estimulando e auxiliando na formação de bons leitores e escritores.

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito do texto HQ está sendo uma nova experiência.Um trecho que me chamou mais a atenção, "No plano pedagógico, os quadrinho proporcionam experiências narrativas desde o inicio do aprendizado, fazendo os alunos adquirirem uma nova linguagem"Com isso formamos futuros leitores

    ResponderExcluir
  11. Vanessa Campeol Dierings22 de agosto de 2011 às 07:42

    Segundo Paulo Freire "a leitura de mundo precede a leitura da palavra", sendo assim a HQ é um recurso pedagogico que pode ser utilizado desde a educação infantil até os anos finais da educação básica, isso porque além de contribuir para noção de tempo, espaço e síntese, as HQs são formas de ler e pensar o mundo através de imagens. Acredito que é de grande valia conhecer a historia das HQs e a partir daí traze-las cada vez mais para a sala de aula.

    ResponderExcluir
  12. Através deste boletim informativo foi possível conhecer um pouco da história das histórias em quadrinhos e o contexto em que foram criadas. Temos como referência no Brasil os personagens de Ziraldo e Maurício de Souza que desde criados encantam o universo da leitura. Quanto as HQs como recurso pedagógico, podemos dizer que oferece inúmeras possibilidades de trabalho, desde leitura, interpretação e produção.
    Quanto a minha experiencia profissional posso garantir que as HQs são utilizadas na biblioteca do 1º ao 9º ano, da leitura de imagens à interpretação textual. Portanto, acredito na ideia do boletim que trás a historia em quadrinhos como um elemento textual completo, com começo, meio e fim, não se tratando de um gênero inferior e sim um recurso importantíssimo no desenvolvimento do hábito da leitura.

    ResponderExcluir
  13. Ana Rosa Pinotti Immianovsky22 de agosto de 2011 às 10:01

    Olá! Gostei muito do texto "Histórias em Quadrinhos: Um Recurso de Aprendizagem", percebi que as HQs vão muito além do que já trabalhamos em sala de aula. Por ser uma ferramenta riquíssima é possível trabalhar os mais diferentes conteúdos, além de habilidades de leitura, compreensão e produção textual, criações literárias e artísticas. Valeu!
    Abraços. Ana Rosa

    ResponderExcluir
  14. Tatiane Wanka Coelho22 de agosto de 2011 às 13:39

    Olá!Muito interessante esse boletim "Histórias em Quadrinhos: Um Recurso de Aprendizagem". Sempre nas minhas aulas no momento de leitura ou até quando na visita a biblioteca, procuro orientar os alunos na escolha das HQS, estimulando, oferecendo todo o tipo (charge, tiras,gibis,...)Penso que o curso é mais uma oportunidade de enriquecer e construir novos conhecimentos, possibilitando novos caminhos de aprendizagem para nossos alunos.

    ResponderExcluir
  15. Professoras da Es. Ed. Ba. JoãoXXIII Andrielen, Joceli e Nilda.22 de agosto de 2011 às 18:31

    O boletim Histórias em Quadrinhos é sem duvida um recurso de aprendizagem e percebemos que vai além do que já trabalhamos em sala de aula ressaltando um trecho muito importante citado no boletim que nos diz qua as HQs são fascinantes porém devemos cuidar com alguns itens:
    *Nos quadrinhos excesso de textos nos balões tornando dificil a leitura.
    *Imagens exageradas tirando o foco da mensagem principal.
    E muitos outros, pois nas HQs devemos ter como objetivo ajudar, motivar estimular... o aluno a desenvolver habilidades, alem de ensinar de forma lúdica a interpretação, o gosta da leitura e muitas outras atividades pedagógicas.

    ResponderExcluir
  16. Amanda Eloiza Bósio24 de agosto de 2011 às 18:18

    Eu achei muito interessante o boletim histórias em quadrinhos, pois podemos adquirir uma aprendizagem maior deste recurso tão importante para ser trabalhado na sala de aula. O trabalho com as HQ na sala de aula possibilita ao aluno usar sua criatividade, despertando assim também o interesse em realizar o trabalho com o assunto que foi transmitido e como consequencia o bom aprendizado do aluno.

    ResponderExcluir
  17. Muito legal!
    A história em quadrinho é uma forma de motivação para os alunos, pois os auxiliam na comunicação e interpreteção de textos, proporcionando várias maneiras de expressar suas idéias em todas as disciplinas.

    ResponderExcluir
  18. visitem meu site de quadrinhos

    http://www.wix.com/evilasiomata/desenhista#!

    ResponderExcluir
  19. Ola turma !

    Sou desenhista free lance e faço desenhos estou a procura de patrocinio para os desenhos que faço meu site de desenhos tem entrevista comingo,musicas,videos, e muitos desenhos feitos por mim tem super herois brasileiros e desenhos infantil e so acessa o site http://www.wix.com/evilasiomata/desenhista#!
    www.hq.eev.com.br

    ResponderExcluir